EXTRA ECCLESIAM NULLA SALUS

sábado, 12 de dezembro de 2015

Da obra "Philosophiae Cursus" de Marino de Boylesve - §1


§1. Definição de Filosofia

FILOSOFIA (φιλεω, amo, acostumo-me, e σοφια, sabedoria, conhecimento) é o amor pela sabedoria. A sabedoria é a ciência das coisas pelas causas mais elevadas. Mas a mais elevada das causas é  o primeiro princípio de todas as coisas e o fim último de todas as coisas. Portanto, somente é verdadeiramente sábio (ou filósofo) aquele que, com o espírito elevado em direção ao alto, considerando todas as coisas em unidade, contempla, pela especulação contínua, a razão pela qual tudo é ordenado do primeiro princípio ao fim último; e pela ação, na medida do possível, a segue. 
A ciência, porém, é o conhecimento certo da verdade. A mente pode conhecer a verdade por dois caminhos, a saber, por si mesma ou por outrem. Mas a ciência que é ensinada por outrem o é ou por Deus ou pelo homem. Logo, são três os tipos de ciência: a história, a filosofia e a teologia, que se distinguem entre si pelo fato de ser a história o conhecimento da verdade pelo testemunho dos homens; a teologia o conhecimento da verdade pela revelação de Deus; a filosofia o conhecimento da verdade pela razão. Estritamente, portanto, pode-se definir filosofia como ciência das coisas que o homem pode conhecer por si mesmo somente com a razão
Pois as coisas ou verdades que o homem por si mesmo somente com a razão não consegue alcançar só podem ser conhecidas através da fé, seja humana seja divina, de modo que recaem na história ou na teologia sobrenatural. Ai daquele homem que, confiando somente em sua razão, desprezando a fé humana e sobretudo a divina, tivesse a presunção de solucionar aquelas poucas coisas que por si só é capaz de conhecer com o auxílio da razão! Com efeito, a experiência é testemunha de que todos os que assim procederam em pouco tempo se desviaram do caminho reto e certo da verdade e da própria razão; esses mesmos que, negligenciada a tradição dos antecessores e desprezada a revelação divina, como se fossem os primeiros a conhecerem das coisas, ousaram marchar sozinhos contra todos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário